// aqui é o compartilha no face..

domingo, 4 de agosto de 2013

Alagoano Yohansson Nascimento




Recordista mundial, medalha de ouro. Não é só nas pistas de corridas que o corredor mais rápido dos Jogos Paraolímpicos de Londres deixa os seus rivais para trás. Em setembro deste ano, o alagoano Yohansson Nascimento, de 25 anos, não perdeu tempo. Correu mais rápido do que nunca e garantiu o primeiro lugar do pódio. 
O troféu? O sim da namorada Thalita, dito ao vivo para todo Brasil, após um pedido de casamento inusitado feito em frente ao público britânico durantes as Paraolimpíadas.
Depois de alcançar o recorde mundial dos 200m rasos com o tempo de 22s 05,  o alagoano mostrou às câmeras um pedaço de papel improvisado. O que tinha escrito nele? Bem, o que toda menina, o que toda jovem e o que toda mulher imaginou pela menos uma vez em sua vida, ou seja, o tão esperado: Casa comigo?
Pedido Casamento Yohansson (Foto: Divulgação)Pedido de casamento feito ao vivo  (Foto: Divulgação)
O pedido ganhou até tradução em inglês feita pelo próprio Yohanssan, acompanhado de um rostinho feliz desenhado por ele na folha. A intenção do atleta era garantir que o maior número de pessoas testemunhassem aquele momento tão especial em sua vida.
A equipe do SporTV conseguiu fazer com que os dois se falassem ao vivo por telefone, minutos após o pedido ter sido feito às câmeras. Os dois se falaram emocionados.
Será que eles falaram na recém-conquistada medalha de ouro? Que medalha de ouro? Yohanssan estava mesmo preocupado em saber a resposta que sua namorada, Thalita, iria dar.
Yohansson e a noiva 02 (Foto: Arquivo pessoal Yohansson Nascimento)Yohansson e a noiva exibem medalhas
(Foto: Arquivo pessoal)
Para a felicidade do atleta a resposta foi a melhor possível:
Yohansson: - Você gostou do meu pedido?
Thalita: - Amei.
Yohansson: - Quero saber agora se você vai aceitar?
Thalita: - Claro que sim!
Três meses se passaram desde que o recordista pediu a namorada em casamento diante do mundo. O casamento foi oficialmente confirmado; mas será que os dois ainda estão juntos? Será que se casaram?
A equipe do Globo Esporte entrou em contato com o Johansson, que garantiu que os dois ainda estão juntos. E que o casamento já tem data marcada.
- Ah, estamos juntos sim. O casamento vai acontecer em abril do próximo ano - conta empolgado.
Mas não foi só ao pedir a Thalita em casamento que o alagoano de 25 anos emocionou o mundo. Depois de sentir uma lesão, o grande favorito à medalha de ouro na final dos 100 m rasos T46, cruzou a linha de chegada, dessa vez não como o primeiro colocado.
Visivelmente sentindo muita dor e chorando copiosamente, o atleta completou, depois de um grande esforço, os metros restantes sob os aplausos do público na capital britânica. A medalha de ouro acabou ficando com o chinês Xu Zhao, que fez o tempo de 11s05, novo recorde asiático.
 Mas o que será que passou na cabeça de Yohansson naquele momento?
- Fiquei muito triste por saber que aquela medalha poderia ser minha... Estava preparado pra ganhar mais uma, mas infelizmente não deu - lamenta. 
Apesar do momento de dor e decepção por não poder finalizar a prova, Yohansson revela que não chegou a pensar que poderia ser o fim de sua carreira.
- Apesar de ter ficado bastante triste, em nenhum momento pensei que aquele seria o fim da minha carreira. Sabia que ficaria algumas semanas de "molho" na fisioterapia, mas sabia que em breve estaria competindo de novo - afirma.
Lição de vida
O atleta conta o que o ajudou a superar aquele momento difícil.
- Naquela hora só pensei que aquilo ali seria um momento passageiro. Temos que aprender a levantar a cabeça e aceitar que na vida nada é fácil e que muitas vezes passamos por dificuldades - lembra.
Após o fatídico dia, o nome Yohansson virou sinônimo de superação. Com quatro medalhas olímpicas em seu currículo, o atleta diz que já está trabalhando para novos desafios. - Minha rotina de treino é bem puxada. Treino de segunda a sábado em dois horários - garante o atleta.
O começo
Yohansson Nascimento tomou gosto pelo esporte depois de ter levado a sua primeira medalha de bronze em uma competição nacional. Sua carreira profissional começou logo após um convite feito por sua ex-treinadora Walquiria Campelo.
Yohansson do Nascimento 200m paralimpíada (Foto: Patrícia Santos / CPB)Yohansson do Nascimento 200m paralimpíada (Foto: Patrícia Santos / CPB)
A vida hoje
O atleta que nasceu em Alagoas hoje mora em São Caetano do Sul, em São Paulo. Mas a cidade natal é o lugar de aconchego de Yonhansson. É onde ele encontra a família, a noiva e os amigos de infância.
- Apesar de morar em São Paulo, sempre estou indo visitar a minha cidade querida, que é Maceió.
O velocista conta que todo mês viaja até Alagoas para visitar sua família. E  revela que sempre diz a todo mundo que sua terra natural é a mais bonita do mundo.
Referência
Sobre ser uma referência, Yohansson conta que junto com as conquistas vêm sempre as responsabilidades.
- Sinto que as responsabilidades são bem maiores hoje, pois sou um atleta a ser batido. E com certeza outra responsabilidade é ser um bom exemplo para muitos atletas. Tenho que sempre ser um bom espelho, um bom exemplo - dispara.
Yohansson ressalta também a importância de não desistir dos sonhos. - Todas as pessoas, sejam atletas ou não, nunca devem desistir dos seus sonhos. 
Representando AL
Quando o assunto é representar Alagoas, Yohansson não tem dúvida.
Me sinto muito orgulhoso em representar meu estado querido. Sinto uma satisfação enorme em saber que os alagoanos têm orgulho do trabalho que eu faço. "
Yohanson
- Me sinto muito orgulhoso em representar meu estado querido. Sinto uma satisfação enorme em saber que os alagoanos têm orgulho do trabalho que eu faço. 
O futuro
O jovem atleta espera poder continuar dando muito orgulho a sua família e ser reconhecido como um dos melhores atletas de Alagoas por muito tempo.
Em relação às competições Yohansson revela que já está se preparando para o Mundial de Atletismo Paralímpico que acontece em julho, em Lyon, na França.
- Próximo ano tem o Mundial (França). Vou participar e buscar a minha medalha de ouro que eu deixei em Londres - brinca.


0 comentários:

Postar um comentário